01 fevereiro 2009

TORTANO - Pão Rústico Napolitano


Esta receita eu fiz para a comemoração da passagem do ano, este pão é servido em uma pizzaria, aonde ele tem o nome de "pão da casa", acho que agora todos sabem que pão é esse !!!

Como procurando em várias receitas não achei nenhuma que me lembra-se aquele que eu havia comido lá, fiz umas adaptações e ficou excelente, quando você ler a receita parece que dá uma trabalheira, mais é uma sensação que passa depois que ele está pronto, realmente precisa ter um pouco de paciência e tempo, pois é uma receita que tem que ser seguida passo por passo, respeitando os tempos necessário, mais garanto que vale muiiito a pena.

TORTANO - Pão Rústico Napolitano


Ingredientes para a Massa:
  • 1 Kg de farinha;
  • 1/2 colher (sopa) açúcar;
  • 1 colher (sopa) sal;
  • 20 gramas de fermento biológico seco (1 pacotinho)
  • 1/2 litro de água
Misture a farinha, o açúcar, o sal e o fermento. Acrescente a água em temperatura ambiente a esta mistura e sove a massa em uma bancada até ficar mais ou menos lisa, sem violência, isto deve demorar de 10 a 15 minutos, depois de sovada coloque em uma vasilha e cubra com um pano seco, deixe descansar por 2 horas, ela dobra de tamanho.

Enquanto a massa descansa prepare o recheio cortando 1 quilo de linguiça calabresa em fatias bem fininhas e também rale cerca de 300 gramas de queijo mussarela e reserve.

Depois que a massa estiver descansada, divida ela em três partes iguais, espalhe farinha de trigo na bancada e abra a pri
meira parte, distribua 1/3 das calabresas e 1/3 da mussarela e enrole com se estivesse fazendo um rocombole, reserve, agora abra a segunda parte da massa distrubua a mesma quantidade de recheio e coloque o primeiro rocombole que estava reservado sobre a massa e enrole novamente fazendo um rocombole maior, repita a mesma operação com a ultima parte da massa e do recheio e coloque novamente o rocombole e enrole tudo, veja as fotos abaixo:



Agora coloque em uma forma redonda e regue com 100 ml de azeite de boa qualidade
Deixe descansar por 30 minutos para a massa crescer
Pré-aqueça o forno a 180º e leve para assar, leva duas horas de forno, ele tem que ficar bem assado e fazer uma "casca" dura em cima, retire do forno e espere esfriar por fora para cortar, ele continuará quentinho por dentro, cuidado para não se queimar. Regue com azeite na hora de servir e bom apetite.

6 comentários:

  1. Matou a charada!!!!!!Muito bom!!!!
    Durval

    ResponderExcluir
  2. o sabor desse pão é inesplicavel!

    ResponderExcluir
  3. Já há alguns anos que faço esse pão. Aprendi com o antigo cozinheiro da tal pizzaria. Sua receita tem algumas diferenças em relação à original: depois de crescida e fermentada a massa, separe-a em 2 partes. Abra uma parte e espalhe um pouco de manteiga (ou banha) em temperatura ambiente. Sobre a manteiga, espalhe as fatias de linguiça e cubra com fatias finas de mussarela. Espalhe um pouco de pimenta do reino moida na hora. Enrole como um rocambole. Repita o processo com a outra metade de massa. Depois de ter os 2 rolos de massa recheada, trance-os(um com o outro) e depois forme um círculo. Coloque dentro de uma forma redonda (não precisa ser c/furo). Deixe crescer novamente. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por aprox. 2h.

    ResponderExcluir
  4. FIZ A RECEITA E FICOU MARAVILHOSA...TODOS EM CASA AMARAM O PÃO... E MUITO PARECIDO COM O DA PIZZARIA..

    ResponderExcluir